sábado, 20 de novembro de 2010

Conhecer a história para construir um futuro mais justo

O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E às custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.

Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar.
                                                                                                                                       Daniela Nomiya

Para conhecer a história vamos pesquisar:
1) Quem foi Zumbi dos Palmares? Organiza uma biografia de Zumbi.

 

2) O que eram os quilombos? Como viviam nesta comunidade?


3) Um dos quilombos mais importantes foi ........................................ em Alagoas. Este quilombo abrigou em torno de .................................................

A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinação dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados.
Os quilombos representaram uma das formas de resistência e combate à escravidão. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na África e contribuindo para a formação da cultura afro-brasileira.

Agora, falando em cultura afro-brasileira, que tal pesquisarmos sobre:
músicas;
danças;
culinária afro-brasileira;
Esta pesquisa poderá ser realizada com pessoas da nossa comunidade.

Espero que com este trabalho vocês possam adquirir valiosos conhecimentos  que contribuam para uma formação mais humana, para um pensamento novo rumo à construção de uma sociedade na qual possam avançar a igualdade de direitos,  para que o preconceito e a discriminação  façam parte do passado. 
Beijinhos da Profª Daiana. 

Data para entrega do trabalho: 29 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário