sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Proclamação da República

Sabes o que aconteceu na manhã de 15 de novembro de 1889?

A Proclamação da República!

Antes de conhecer a história da proclamação da República, vamos entender primeiro o que é República e Império.
A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário. No Brasil, o atual Chefe de Estado é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.

Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. São elas: as pessoas que participaram das campanhas abolicionistas, fazendeiros e o exército. Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, figura de maior prestígio no exército.

Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/proclamacao-da-republica.html

Nos links a seguir há informações sobre as formas de governo que estamos estudando: Monarquia e República.

1) Lê, pesquisa e escreve o que entendeste sobre Monarquia e República.

http://www.smartkids.com.br/especiais/presidentes-do-brasil.html


2) Agora, para conheceres os presidentes que o nosso país teve ao longo dos anos, desde a proclamação da República em 1889 até os dias atuais, pesquisa no seguinte link:
http://www.smartkids.com.br/especiais/presidentes-do-brasil-presidentes.html

Curiosidades:
Alguns slogans interessantes em campanhas para presidente:
"50 anos em 5": de Juscelino Kubitschek, que foi presidente da República entre 1956 e 1951.

“Brasil: ame-o ou deixe-o”: do general Emílio Médici, que foi presidente da República entre 1969 e 1974.

“Vote no Brigadeiro. É bonito. É solteiro”: para atrair o eleitorado feminino, o brigadeiro Eduardo Gomes, da UDN (União Democrática Nacional) usou essa frase na eleição para presidente em 1945.

“Varre, varre, vassourinha”: era o jingle de Jânio Quadros, que foi presidente no ano de 1961. O adversário de Jânio na eleição, o marechal Henrique Lott, tinha como símbolo uma espada, referência a uma espada de ouro que recebeu do presidente Juscelino Kubitschek por ter sufocado os movimentos militares que tentaram impedir a posse de JK, em 1965. Era o contra-ataque: “O povo sabe, sabe, sabe, não se engana/Essa vassoura é de piaçava americana/Mas a espada de nosso marechal/Foi fabricada com aço nacional”.
(fonte: Guia dos Curiosos)

Mais informações:
http://200anos.fazenda.gov.br/linha-do-tempo/1800-1899/1889-proclamacao-da-republica
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/republica/home.html
Este trabalho deve ser entregue no dia 26/11.
Boa pesquisa!!!
Bjos da Profª

Nenhum comentário:

Postar um comentário